Long time no see, já faz mais de um ano desde o último post. Muita coisa aconteceu, e em especial, do que interessa neste blog, saí do trabalho 100% remoto para o trabalho híbrido, 3 dias no escritório e 2 dias em casa.
Trabalhar três dias seguidos no presencial não apenas me obrigou a organizar duas rotinas (uma para o home office e outra para o presencial) mas também me obrigou a repensar e reorganizar meu próprio espaço de trabalho em casa.
O computador do trabalho usava um monitor próprio, bem grande, que estava longe demais do computador pessoal; com a ida para o híbrido, este monitor passou a ficar parado a maior parte do tempo. Como eu queria migrar o computador pessoal para a vertical, comecei a pensar na ideia de usar um KVM e alternar entre os dois computadores.
O monitor é dos que tem entrada HDMI e DisplayPort, o que significa que os dois computadores podem se conectar em portas diferentes; isso me poupou o dinheiro de um KVM com entrada de vídeo, já que faria a troca direto no monitor; um KVM apenas USB sairia mais barato e resolveria, também, o problema de compartilhar não apenas teclado e mouse, mas também webcam e microfone. Comprei um KVM, ou melhor, switch USB, UGREEN US216, que permite compartilhar até 4 dispositivos (mouse, teclado, webcam e microfone), coloquei na mesa e… funcionou. Como o monitor tem saída para fone de ouvido, bastou eu configurar os dois computadores para que a saída de som fosse pelo cabo HDMI/DisplayPort e pronto.
Trocar os dispositivos USB está ao alcance de um botão no switch USB; para o monitor, é um pouco mais complicado, mas não é nenhum trabalho infernal fazer o monitor trocar entre HDMI e DisplayPort.